Pais e amor

Paz e amor, não podem ser os únicos pilares da educação contemporânea. Esta, com todo o conhecimento pedagógico e psicológico alcançado no séc.XXI, precisa ser alicerçada em três princípios elementares: exemplo, dedicação de tempo, e disciplina dos pais. Estes fundamentos são independentes e harmônicos entre si, não existindo portanto, nenhum mais importante que o outro; pois só haverá uma educação saudável, quando os três estiverem presentes.
“Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”; este ditado popular e negativo, não pode de forma alguma existir no seio familiar. A criança, que está em desenvolvimento cognitivo, necessita de observar um ótimo comportamento daqueles que são a sua referência de existência: os pais. Assim, é que ela formulará a sua bagagem ética e moral diante da sociedade e atrairá para si o sucesso nas relações sociais. E é para tanto, que cito este excelente exemplo de procedimento dos pais: dar exemplos.
Infelizmente, nesta era moderna da história, temos outro problema a se considerar: tempo de sobra. Este fator está distante e exterior a qualquer adulto que almeja um espaço num mundo globalizado. Entretanto, não é o resto de nosso tempo que deve ser dedicado a educação dos filhos, pois os mesmos precisam da resolução de seus problemas, de atenção as suas dúvidas, e de investimento em seu caráter e personalidade. Trabalhar exageradamente, apenas para alimentar, vestir, e prover lazer, sem contudo proporcionar a devida educação, é trabalho vão e sem sentido. Se dedicar tempo às nossas responsabilidades cotidianas, é prioridade de vida, quão superior deve ser então dedicá-lo ao nosso maior compromisso: a formação de nossos filhos.
Da mesma forma, a disciplina precisa indiscutivelmente entrar em vigor, quando for necessário o seu uso e aplicação. O diálogo deve permanecer nos limites da obediência, mas quando estas fronteiras forem desobedecidas, algo especial precisa ser feito pelos pais: restrições de prazer, limitações temporais, e algumas obrigações de aprendizagem são métodos disciplinares eficientes e desenvolvedores. E por motivos de força maior, a disciplina pode ser executada até por castigo físico; já dizia o sábio Salomão: “Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara, não morrerá.” A correção provém de amor zeloso, de cuidado de alguém, que muitas vezes nem sabe a hora em que está com fome; e serve extraordinariamente para ensinar o caminho em que a criança deve andar.
Contudo, é importantíssimo que a educação paterna e materna esteja estruturada sobre estas três colunas. Elas formam o triângulo amoroso dentro da família, e regem o sentimento que coordena ou que deveria coordenar todo e qualquer relacionamento entre pais e filhos: o amor. Esta sim deveria ser a educação que vem de berço. E é com ela que também estaremos contribuindo diretamente para que em eras futuras, nasça outro bordão entre nossos jovens: pais e amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário