Autodidatismo

          Realmente soa estranho quando ouvimos falar de um autodidata cujo talento dispensou os diplomas e certificados da universidade. Com uma facilidade para o auto-aprendizado individual e independente de um grupo de informações, é demasiadamente fácil para ele estudar sozinho com os livros, ou seja, ser um aluno sem turmas e sem professores. No entanto, em nossa esfera acadêmica, a matriz profissional tem repudiado firmemente o autodidatismo, isto é, tem feito dele um método inseguro e ineficiente para qualquer mercado de trabalho.
          A aptidão de se aprender alguma coisa na íntegra, seja por leitura, observação ou treino excessivo não pode ser descartada diante do empregador. Você tem curso? Onde está o comprovante dele? Estas perguntas-padrão feitas a candidatos de vagas em determinadas empresas, podem dar um enorme susto no entrevistador quando respondida desta maneira: Eu aprendi sozinho. E este baque aumentará ainda mais, quando o mesmo vir que a habilidade do tal aspirante é impecável para a tarefa almejada. Habilidade tal que um curso não o proporcionaria, mas neste caso um talento genético, uma dedicação exagerada ou um auto-empenho o transformou no melhor.
         Quantos são os que nunca frequentaram uma escola de canto e estão nos tops das músicas mais tocadas do momento? Dá para contar as pessoas que nunca fizeram um curso de Inglês, mas que o aprenderam perfeitamente em jogos, melodias e filmes estrangeiros? E os jogadores de futebol? Alguns que nunca tiveram a oportunidade de frequentar um time de base, mas que são descobertos ao acaso e se tornam estrelas mundiais? Raridade? Lógico. É dificílimo isto acontecer, porém é preciso sabedoria da sociedade para consagrar estes gênios e seus poderes. Não obstante, tais proezas também vão acontecer com Psicólogos que nunca matricularam-se em uma faculdade, com alguns Engenheiros que são chamados de pedreiros e com grandes Vendedores que só gostam de conversar. Será necessário novamente sensatez da sociedade.
         Desta forma, estas pessoas possuem uma capacidade profunda e intrínseca em si mesmas para o que fazem e gostam de fazer. Muitas vezes, elas nunca irão precisar de técnicas exteriores para aprimorar o seu desempenho, pois a sua idoneidade vocacional já é completa e peculiar em sua realização. Nasceram assim. Transformaram-se nisto. Aprenderam. Apreenderam. Empreenderão. São autodidatas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário