Evanjegues

         Há décadas é corriqueiro entre a população Pentecostal e suas “neo” vertentes um equívoco que tem transformado muitos cristãos em escravos da diferença. “Ser luz do mundo e sal da Terra” não quer dizer “ser diferente dos homens”, mas sim “não AGIR PECAMINOSAMENTE como eles”, pois do contrário, “...teríeis de sair do mundo.” (1 Co 5:10).
        Roupas, acessórios, lugares, costumes, gostos e aspectos naturais e positivos da nossa cultura e que são comuns a todo o povo e não só aos não-crentes, diversas vezes são repudiados pelos “sim-crentes” como imundos e intocáveis. É óbvio que há aspectos sobremodo negativos em algumas tradições que em determinados momentos da história não podem se misturar ou serem incluídos no rol de diretrizes cristãs (Gn 35:1-4), por isto, é preciso que se avalie para reter o que é bom (1 Ts 5:21). No entanto, o simples fato de ser uma prática ou um comportamento cotidiano das pessoas em geral, já é motivo suficiente para o que o Pentecostalismo caracterize os seus usuários como dalits da sociedade Brasileira, que pertencem à casta dos escarnecedores.
         Daí, proíbem mágicas (arte), jogos e apostas (entretenimento), esportes (lazer) e etc. Sem falar na Televisão e na Internet que são enxergados como agentes de Satanás por muitos líderes evangélicos, que impõem sobre a cerviz dos discípulos um jugo que ninguém pode suportar (At 15:10). Uns dizem que tais limites são devidos a possíveis vícios, entretanto, estes se esquecem que são escravos da janta, do Café, do sofá, do carro na garagem e da carne que jamais pode faltar em suas refeições devido a impossíveis abstinências. Outros afirmam que tais proibições existem por causa de advertências em textos bíblicos, e assim esquadrinham detalhe por detalhe das minúcias paulinas, procurando apoios para SUAS doutrinas, moldando assim os fatos para apoiarem as suas próprias conclusões. Sabendo disto, o mesmo Paulo procura responder sobre estes fardos desnecessários de maneira sucinta e objetiva: “Se morrestes com Cristo para os rudimentos do mundo, por que, como se vivêsseis no mundo, vos sujeitais a ordenanças: não manuseies isto, não proves aquilo, não toques aquiloutro, segundo os preceitos e doutrinas dos homens? Pois que todas estas cousas, com o uso, se destroem. Tais cousas, com efeito, têm aparência de sabedoria, como culto de si mesmo, e de falsa humildade, e de rigor sacrificial; todavia, não têm valor algum contra a sensualidade (pecado em geral).” (Cl 2:20-23)
        Outro impedimento que envolve diretamente os relacionamentos dos crentes com os ímpios, é a mesma discriminação judaica pelas massas sociais diferentes de seu padrão, ou seja, por homossexuais, eunucos, prostitutas cultuais, samaritanos, publicanos, mendigos, enfermos e demais pecadores. No entanto, Jesus comeu, bebeu e conviveu com estes tais excluídos das panelinhas religiosas dos Fariseus (Mt 9:10-13) e passou toda a sua vida e inclusive todo o seu ministério na periferia de Israel e nos demais cantos escuros do pecado, para levar vida aos doentes e vida em abundância. O Cristo era cego para estas características de cada um, pois o mesmo só conseguia enxergar vidas e apenas vidas que precisavam de seu senhorio. Portanto, não confundia “conviver” com “andar no conselho dos ímpios” e nem com “se deter no caminho dos pecadores” (Sl 1:1). E se a tua conduta ao lado destas pessoas era escândalo para alguns de seu “meio” (Mt 11:18-19), ele não se preocupava, pois já era provérbio que nem Ele poderia agradar a todos. Mas ainda fazia o que fazia de forma lícita e conveniente para cumprir a missão que o Pai lhe deu de ser ele e os seus discípulos, de fato, luz do mundo (Mt 5:14-16).
           Concordo que não somos deste planeta, somos embaixadores do Reino aqui. Mas ainda sim, para ser cristão, é necessário antes fazer parte da espécie humana, e é por isto que o Cristianismo não pode nos levar a atitudes extraterrestres para que alcancemos a santidade. Nadar contra a corrente, andar na contramão e ser diferente não é ser sal no saleiro (Igreja), é ser sal da Terra, na Terra e com a Terra (Mt 5:13), apenas se diferenciando das posturas iníquas do iníquos, mas crescendo, vivendo e sendo gente como a gente do Oriente e do Ocidente.

2 comentários:

  1. Parabéns pela postagem irmão!

    Realmente, durante muito tempo eu vivi achando que deveria me isolar e separar do restante das pessoas, porém hoje, olhando não para o que me ensinaram e sim para o exemplo de Cristo, vejo que eu deveria sempre estar entre todas as pessoas, pois assim consigo mostra-los quem é Cristo e seu Amor. Sem estar próximo as pessoas que fazem parte deste planeta, como mostrarei a elas o que é viver com Cristo? O Maior pregação que temos é viver o evangelho diariamente, para isso precisamos nos misturar a multidão, para que a Luz que há em nós brilhe e dissipe a escuridão.

    ResponderExcluir
  2. Gente boa de Deus, irmão em Cristo, pode ter certeza que este é o verdadeiro comportamento de um discípulo de Jesus. E meus parabéns por ter enxergado isto. Os crentes evanjegues são tudo menos cristãos, são judeus, fariseus, saduceus, menos servos, menos luz do mundo e sal da Terra. Obrigado por participar deste espaço que agora também é seu!

    ResponderExcluir