Pecado de estimação

       Não há um justo sequer que não peque (esta é a declaração bíblica). O pecado, em todas as suas ocorrências, ainda precisa ser apenas um acidente na vida de cada crente. Todavia, nós alimentamos as nossas fraquezas mais subjetivas e as nossas limitações mais intrínsecas com o passar da vida e por isto existe sempre uma transgressãozinha lá no cantinho de nossas vontades naturalizadas, que enche os olhos de nossa carne e nos leva a um açougue de desejos, onde cada pecado foi especialmente pendurado para cada um de nós.
          Algumas pessoas têm dificuldades irrefutáveis com a sua sexualidade, outras não conseguem segurar a língua atrás dos dentes; por demais, vejo problemas com insubmissão, falta completa de testemunho, a presença humilde de muito orgulho e bastante facilidade com atitudes desonestas (falo de cristãos). Nasce e se põe o Sol, e nós estamos praticando as mesmas mazelas que tanto nos é peculiar; no momento do ato, seja ele qual for, parece ser a melhor forma de desenvolver Dopamina, Serotonina e Noradrenalina em nosso cérebro; depois dele, só resta cinzas de arrependimento e lágrimas de vergonha perante Deus. Daí, é inevitável se indagar: Mas de novo eu agi assim?
          Se considerarmos a tese que a natureza pecaminosa está presente em nosso corpo e que a natureza regenerada ocupa a nossa alma, poderemos conceber e estender a aflição poética de Paulo a todos os nascidos de mulher: “Porque nem mesmo compreendo o meu próprio modo de agir, pois não faço o que prefiro e sim o que detesto. Ora, se faço o que não quero, consinto com a lei, que é boa. Neste caso, quem faz isto já não sou eu, mas o pecado que habita em mim. Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo. Porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço. Mas, se eu faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, e sim o pecado que habita em mim. Então, ao querer fazer o bem, encontro a lei de que o mal reside em mim. Porque, no tocante ao homem interior, tenho prazer na lei de Deus; mas vejo, nos meus membros, outra lei que, guerreando contra a lei da minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado que está nos meus membros.” (Rm 7:15-23). Considerando estas palavras, podemos concluir que há de fato confrontos travados nos altares de nossos anseios, que se dividem em propósitos e em essência; podemos também ultimar que vence o desejo mais cuidado, alimentado e massageado ao longo de nossos dias. E é com isto que me preocupo.
          Meu intuito aqui não é dar uma aula de Harmatiologia, mas inferir que não podemos abusar da graça da salvação para nos instalar em práticas pecaminosas, pois “permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos?” (Rm 6:1-2); “Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade; porém não useis da liberdade para dar ocasião à carne;...” (Gl 5:13). O pecado, eu sei, é comum a todos incorporeamente e faz parte de todo o processo de existência de cada um de nós, mas ele não pode de forma alguma se tornar um engajamento rotineiro, de normalidade, assiduidade e constância. Pois, o “SE todavia alguém pecar” de  1Pedro 2:1 nos retorna a idéia de esporadicidade de seu acontecimento. Pecar não pode fazer parte de nosso cotidiano, de nossa vida pessoal ou comunitária, assim como não integra todas as nossas viagens, os acidentes que tanto tememos. Temamos também o “ser pecador.”
          Enfim, além de entristecer o Espírito do Criador, pecar vai além de toda a nossa compreensão de crime e de transgressão social. Imagine você como crente no Velho Testamento: SE você pecasse, você teria que se dirigir ao pasto e adquirir um cordeiro de um ano, macho e sem defeito nenhum, levá-lo para o sacrifício, e depois de amarrado na pedra da oferta, você ouviria os gritos, choros e o ranger de dentes deste carneiro cujo sangue inocente fora derramado em seu lugar. Como crente do Novo concerto, você não passará por esta experiência, mas talvez cruzará piores estacas, pois estará “crucificando de novo para si mesmo o Filho de Deus e o expondo à ignomínia.” (Hb 6:6). Seja em um concerto ou em outro, o seu pecado é uma desgraça e é necessário que você não o acolha como de estimação, não o alimente como faminto e não o customize como parte de você. “Não que você tenha alcançado a perfeição; mas prossiga para conquistar aquilo para o que também foi conquistado por Cristo Jesus.” (Fp 3:12): agora sim, a perfeição.

Um comentário:

  1. 1º Co 10:31 diz: "portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para gloria de DEUS". infelizmente essa não tem sido uma realidade em nosso meio, pois nós estamos comendo, bebendo e fazendo todas as outras coisas para nossa gloria. exemplo DEUS me abençoa para que eu consiga depois de muitos anos de luta e trabalho pesado a comprar um carro,então chega pra mim um irmão da igreja precisando que eu o socorra, mais com medo de que durante a ida ate o hospital ele suje meu carro de sangue invento uma desculpa e não o levo. para quem esta sendo a gloria pra mim??? pra DEUS??? o pecado está a cada dia constante na vida do crente porque ele não se preocupa com a gloria de DEUS mais sim com a sua própria! Romanos 6:10 diz que quanto a ter morrido é para o pecado mais vivos para DEUS, só que nós estamos a cada dia buscando ressuscitar o pecado, nós corremos atras do pecado para satisfazer os nossos desejos.Romanos 6:18 "e uma vez libertados do pecado, fostes feitos servos da justiça." algo que nós temos deixado de fazer que tem dado mais vazão ao pecado é a falta de servir, nós estamos sempre dispostos a servir ao mundo, ao estado, ao município, ao exercito, mais não temos disponibilidade pra servir a DEUS, pra fazer a vontade de DEUS. Filipenses 4:8 "Finalmente irmãos tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama se alguma virtude há e se algum louvor existe, se isso que ocupe o vosso pensamento."

    ResponderExcluir