Fábrica de chinelos

É contestável que o Evangelho transforma. A forma na qual somos criados e pela qual passamos a existir quando somos concebidos, é pautada em um certo orgulho transcendente de vida. Sentimos após a consciência da idade, uma presença interna de algo único e intransponível: o “Eu”. Mas posteriormente, este sujeito identificado e desenvolvido, passa a gerar soberbas autoestimas em nós, o que nos interioriza e nos transforma em indivíduos. Daí, o Evangelho só pode nos destransformar.

Apenas, única e exclusivamente Jesus pode trazer-nos a humildade, as sandálias de pau, os chinelos que simbolizam a ausência da elite, dos aplausos, dos elogios, do tapete vermelho. Só Ele - um Deus conosco - lavando os pés de seus discípulos (Jo 13:4,5), pode lavar nossos olhos para nos mostrar que ainda somos como a neblina que aparece e logo se dissipa (Tg 4:14), que nossas justiças são trapos de imundícia (Is 64:6) e que não passamos de cacos de barro (Is 45:9).

O Reino de Deus, portanto, é uma indústria que fabrica pessoas de verdade, como deveriam ser, ou seja, gente gentil de coração, simpática de alma, humilde de espírito, que pode se achar apenas como a última Coca-Cola de uma boa adega de vinhos. Crente desta estirpe é quem o Pai procura para lhe adorar (Jo 4:23). Ele não quer filactérios alargados ou franjas alongadas (Mt 23:5), nem deseja orações na praça (Mt 6:5) ou jejuns inconsequentes (Mt 9:14,15). Deus apenas caça como um caçador faminto, pessoas que reconheceram sua condição precária e dependente de Graça.

Destransformar o "super-homem", então, é uma ação espiritual das “Boas Novas”, que traz consigo implicações de vida prática e conceitual. Ser formado do pó da terra não é uma composição química muito superior nesta Terra. Que lembremo-nos disso pelo menos na hora de morrer, e que batamos no peito hoje, não com o significado pejorativo da atualidade, mas com a compreensão histórica do publicano frente à do fariseu (Lc 18:9-14), que o fez assumir sua posição de pecador, obtendo assim o Reino dos Céus e sua, enfim, glória e exaltação (Mt 5:3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário