Os quatro estágios do abismo que há entre você e a revelação

Revelar ou inspirar “no homem” é o ato de Deus comunicar a determinados homens, escolhidos para serem seus órgãos da revelação, informações a respeito de si mesmo, do próprio homem, da relação entre ambos, do reino dos céus, do reino de satanás e de determinados mistérios eternos, a fim de que estes homens repassem tal conhecimento ao restante do povo, através da oralidade e, posteriormente, da escrita.

Registrar a revelação é o ato do homem se utilizar especificamente da escrita para conservar o conteúdo a que teve acesso, escrevendo-o em materiais menos perecíveis e mais legíveis. Este registro, no entanto, por estar na esfera da ação direta do homem, poderá, por permissão divina, sofrer influências e equívocos presentes na falibilidade humana, quando se tratar de assuntos de natureza secundária.

Traduzir o registro da revelação é o ato do homem transportar o sentido do registro da revelação em seu idioma original ou em tradução subsequente, para o vocabulário da língua na qual se pretende consolidar a tradução. Por anuência de Deus, este ato também poderá conter resquícios da natureza errante do tradutor, no que concerne a temas de segunda importância.

Ler a tradução do registro da revelação é ler a Bíblia a qual você tem acesso. Este último estágio é exatamente o que está mais passível de tendências e parcialidade por parte do homem. Este é o nível de maior distância entre a curiosidade do homem e a literalidade das palavras que, de fato, saíram da boca de Deus, pois Ele decidiu não preservar uma interpretação uniformemente verídica na consciência humana.


Conclusão: Estes quatro estágios do abismo literário entre o leitor e o revelador, foram permitidos pelo último, para que a mais profunda essência da fé fosse satisfeita, ou seja, que apesar de não haver perfeição na Bíblia, a crença na mesma será perfeitamente exercida. A Bíblia não deseja ser uma bula de remédio ou uma receita de bolo. Ela é o registro da caminhada histórica que se estende desde a criação à destruição do mundo e desde o povo hebreu ao povo cristão, a fim de que com a plenitude da fé neste registro, os que creem esperem vir aquele que é perfeito (1Co 13:10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário